segunda-feira, 6 de julho de 2009

Balanço

Acabou. O meu ano de caloira já passou. Depois de hoje não haverá mais praxes, doutores arrogantes, desculpas para não estudar por ainda me estar a ambientar ao mundo universitário, métodos de estudo experimentais….
Apesar de tudo foi bom, foi óptimo. Sobrevivi às praxes, fiz grandes amigos e aprendi a organizar o meu estudo para alcançar bons resultados.
Esta entrada no mundo universitário foi na verdade muito mais fácil do que aquilo que eu esperava quando há um ano atrás acabei os exames e andava por aí apoiada nas minhas duas grandes amigas a tentar metalizar-me para os horrores da minha nova vida. XD
Talvez a resposta para as minhas inquietações tenha acabado por ser a carrada de amigos que acabei logo por fazer na universidade, a minha família académica que me tem protegido, apoiado e divertido sempre que foi necessário. Um grande obrigado à madrinha, à titia vera, à Diana Cherrry, à Catarina e à Inês, ao Rui, à Branquinha, ao Roberto, aos Filipes, ao Hugo, ao Patrício e claro, à Marta! Espero não me ter esquecido de ninguém.

Mas a lição mais importante que acabei por retirar deste ano de mudanças foi a de que nem sempre aquilo que julgámos garantido dura para sempre. Aqui à um ano atrás, o “grupinho do secundário” por ai a jurar que íamos ser amigos para sempre, que nos íamos encontrar frequentemente, que tudo ia ficar na mesma…. Nunca acreditei muito nisso. Não tive nunca a ilusão de que éramos donos do tempo e que o podíamos parar só porque queríamos. Mas na verdade esperava que pelo menos mais alguns ficássemos unidos, não necessariamente que nos continuássemos a encontrar com a mesma frequência que antes, mas pelo menos que ainda tivéssemos algumas coisas para partilhar.
Mas enfim, também esta frustração se foi esbatendo com o passar deste ano que acabou por ser de crises superadas e muitas mudanças…mas sempre para melhor.

Por agora acabou, em Setembro há mais!

5 comentários:

  1. é engraçado porque a sensação que descreves no teu texto não foi bem o que senti agora, ao entrar para a universidade, mas sim aquilo que concluí quando regressei do meu 'exílio' no Brasil. Não quero parecer arrogante nem nada, mas acho que o regresso me fez ver um antes de ti que a grande parte das amizades que muitas vezes queriamos preservar se perdem no tempo com mais facilidade do que julgamos - daí eu já não ter ficado surpreendida com o que aconteceu, embora o lamente...

    Aprendi com isso que o tempo acaba por nos ajudar a perceber quem realmente devemos valorizar, porque os verdadeiros amigos mantêm-se (ainda hoje falo com a Aurélie, amiga que conheço desde o meu 5º ano! e acredita que passamos muito tempo sem nos vermos devido às circunstâncias, mas nunca nos esquecemos uma da outra)!

    Quanto aos agradecimentos que fizeste não sei se deveria dizer que agradeceste ao Roberto duas vezes...ups! já disse xD

    Beijinho maninha ***
    p.s. - é claro que sobreviveste às praxes! se eu andasse na Lusíada também sobrevivia :P

    ResponderEliminar
  2. Mmm... agora percebo o porquê de teres dito algo do género "não acho boa ideia encontrarmos tds de novo". De certa forma tens razão! Mas por vezes é bom voltar a trás e recordar tempos passados para ver como evoluímos, ou não :)

    ResponderEliminar
  3. Temos de encarar as mudanças sempre de forma positiva, em relação ao que disseste concordo contigo, isto porque, aqueles grandes amigos de que falas são pessoas que passam por Nós e nem sequer te dizem bom dia ou boa tarde, mas para essas pessoas, eu tenho um remédio óptimo Ignorância que é o que eles merecem...

    As mudanças é como tudo na vida, vais ter coisas boas e coisas, à que saber enfrenta-las e não fugir do problema.
    Se calhar eu é que devia tar a escrever um post a agradecer a nossa Unida família universitária porque mais que tu, foi em vocês que me apoiem quando precisava de algo, já para não falar que tou "sozinho" numa cidade "nova" e uma cidade que por enquanto detesto por vários motivos mas penso que todos percebem o porque...
    xD

    Ainda não me esqueci que me fizeste prejudicar a minha rica saúde para te protegeres... :P

    Mas fora isso foi um ano bastante divertido, e superou a expectativa que tinha!!! xD


    Ah!!! eu tmb tenho que te agradecer por me aturares, e por me emprestares os apontamentos, para ver se me safo...
    e não me esqueço dos gelados que te devo pelos apontamentos...

    em relação ao que a Srª Ana diz, esse post sciptum, é que foi desnecessário vocês fartam-se de falar malta da Lusíada, mas a malta da Lusíada é a melhor da toda academia...e pronto.
    Quem manda Manda!

    ah!! e a Ines só me agradece uma vez!!!

    :P

    ResponderEliminar
  4. Vamos la ver aqui uma coisa, os melhores da Academica e que todas as pessoas sabem, é o ISCAP!!! E mais nada! Tenho dito...

    Em relação ao ano minha amora, lembrate que ja falta pouco para sermos as Excelentissimas Senhoras Doutoras :D (olha a minha malvadez ja a funcionar! xD)

    Bem minha querida deixo.te um beijinho e brevemente combinamos uma mega tarde :D

    *****

    ResponderEliminar
  5. Srª Joana, tem umas piadas muito giras, tem tem!!!
    o que me ri quando li o primeiro paragrafo!!!

    ResponderEliminar